Entendendo o Sofrimento Psicológico e a Libertação Dele
Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

As coisas na  vida têm o peso que a gente coloca nelas, por isso, a intensidade do sofrimento  interior, psicológico, que vivemos, mediante o que nos acontece, umas pessoas  lidam melhor e outras pior. 
                  Isso também  tem muito a ver com a história que passamos, nossos traumas, medos, associações  que fazemos. 
                  Por exemplo,  você sofre uma lesão física, onde não pode pisar colocar o pé no chão por  quinze dias, mas você gosta muito de praticar esportes, e isso traz felicidade  para sua vida, o seu incomodo interior, psicológico, vai ser muito maior do que  a de uma pessoa que adora ficar no sofá assistindo TV, ou que não tem o mesmo  apreço pela atividade física. 
                  Uma pessoa  que ficou com um membro machucada por muito tempo, tipo dois anos, ao ter uma  nova lesão, mesmo que não seja muito mais rápida, vai causar um sofrimento  psicológico maior do que quem não teve isso. 
                  Então  existem pessoas com traumas de perdas, com medos embutidos nelas pelo que os  outros falam, tudo isso causa um peso psicológico que é muito particular a cada  pessoa. 
                  Existe quem  tenha sofrido muito em hospital, que não quer voltar para lá, e quando tem um  problema de saúde, para ele é muito mais incomodo e sofrido ficar nesse local  do que para quem não teve essa história de vida. 
                  Por isso é  importante respeitarmos os medos e traumas das pessoas, desde que eles sejam  sinceros, pois para cada pessoa, cada vivencia é diferente. 
                  E existem  muitos medos e traumas que as pessoas nem sabem que tem, pois está nos  inconscientes dessas pessoas, que é a região da mente desconhecida, pois tudo  fica guardado dentro de nós, e muitas memórias, vivencias e informações estão  acessíveis ao que sabemos, como as que não sabemos, e o autoconhecimento é  conhecer o que não sabemos sobre nós mesmos. 
                  Então medos,  traumas, situações desagradáveis e ruins, muitas vezes nossa mente foge delas,  e as informações vão para nosso inconsciente, nos protegendo do que causa  incômodos. 
                  É importante  lembrar que muitas coisas que não conseguimos lidar, enxergar direito, vão para  nosso inconsciente, e muitas vezes temos que resgatar esses conteúdos, pois  deixá-los guardados pode nos fazer mal, até mesmo causar doenças. Nisso se  consciente um trabalho de libertação com autoconhecimento. 
                  Coisas que  vão para nosso inconsciente com muita força, eles causam sintomas  desagradáveis, como por exemplo, ficar soterrado em escombros e depois ser  resgatado, isso causa muitos sentimentos fortes e negativos, que se não  conseguirmos lidar com eles, e os mandar para a região oculta de nossa mente,  com toda essa intensidade, sem senti-la e desgasta-la, podemos desenvolver  fobias, depressão, angustia e etc.  
                  Se  entendermos isso, podemos entender os traumas que as pessoas sofremos em  guerras, e como o autoconhecimento nos ajuda a lidar com isso. 
                  O tratamento  psicológico, profundo, existe para tirar as coisas de nosso inconsciente e  colocar em nosso consciente, pois assim elas param de dar sintomas.
                  Muita gente  fala que o autoconhecimento traz sofrimento, discordamos totalmente disso, o  autoconhecimento nos liberta de sofrimentos e coisas ruins, como a depressão, a  fobia, a angustia e etc. 
                  Pode ser  difícil enxergar algumas coisas, como esses traumas, mas ele é muito mais  libertador, pois o fazendo uma vez, nos liberta para sempre. 
                  E a maioria  das coisas que a gente enxerga no autoconhecimento, não causam dor, mas coisas  como essas traumas, é incomodo, mas libertador.
                  Quando você  medita, vai ao psicólogo, faz sua oração, participa de um ritual em sua crença,  isso causa sofrimento? Pois essas coisas trazem o autoconhecimento, e não  sofremos quando as fazemos, nem quando enxergamos coisas sobre nós mesmos, que  é o resultado do que fazemos para nos autoconhecer. 
                  Nem tudo  pode ser resolvido com o autoconhecimento, mas muita coisa pode ser resolvida  com a mudança do ponto de vista, ou de interpretação das coisas. O que não  deixa de ser uma transformação. 
                  O importante  nessa vida é ser feliz, assim como deixar de sofrer. 
                  O  autoconhecimento faz tudo isso, nos liberta do sofrimento e aumenta nossa  felicidade, nossa forma de vermos e entendermos a vida, mostrando que ela é boa  e vale muito a pena ser vivida. 
                  O  autoconhecimento vale a pena demais, e você já pensou em se engajar em  atividades do seu autoconhecimento?
                  Aqui no site  temos muitas práticas de autoconhecimento na nossa seção de práticas.  
                  Fiquem com  luz
                  Seres de luz
                  Do seu  amiguinho, Erezinho, o Marcelinho.
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook